Figura 1 – Imagem que mostra o preenchimento da cavidade centromedular por líquido intersticial ou soro, decorrente da morte do tecido intramedular, provocada pela isquemia, que é ocasionada, por sua vez, pela tração do filum terminale.
Disponível em: https://institutchiaribcn.com/pt/doencas-que-tratamos/siringomielia/, acessado em 29.04.2021
Siringomielia é o nome dado à patologia de um cisto, ou seja, uma cavidade cheia de líquido que surge na medula espinhal*. Sua origem pode ser decorrente da pressão local, tumor, congênita ou estar associada a Malformação de Arnold-Chiari. As pessoas podem ficar menos sensíveis à dor e temperatura (sintomas neurológicos) e sentir fraqueza nas mãos e nas pernas ou podem ter vertigem e problemas com os movimentos dos olhos, paladar e fala. É possível fazer drenagem cirúrgica, mas não é garantia de correção do problema.
Figura 2 - RNM de paciente com siringomielia por toda a extensão medular.
Disponível em: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajudem-a-jorge-cleber-a-vencer-a-siringomielia-doenca-rara?fbclid=IwAR2VtxCWhZnz9u1mERFbMqz9YRlXcURfDnCsZvXBI4xqEO94m-8itwk9pYc, acessado em 29.04.2021.
Figura 3 - Siringomielia após tratamento cirúrgico com método Filum System®, cujo objetivo é parar a evolução da doença, ou seja, que os cistos não continuem se estendendo pelo tecido intramedular.
Disponível em https://institutchiaribcn.com/pt/doencas-que-tratamos/siringomielia/, acessado em 29.04.2021
* se o cisto for formado no tronco cerebral, a patologia recebe o nome de Siringobulbia.
Comentários
Postar um comentário